Copo de 3: Guarda Rios branco 2009

16 dezembro 2010

Guarda Rios branco 2009

Vinho proveniente do Riba TEJO, do produtor Vale d´Algares. Dos 3,5 hectares de vinha em solos argilo-calcários foram escolhidas as castas Chardonnay (34%), Sauvignon blanc (26%), Fernão pires (24%) e Alvarinho (16%) com 35% do lote a fermentar em barricas de carvalho francês com batonnage durante 6 meses, o resto ficou no inox. No final saíram 27000 garrafas, com preço a rondar os 7€.

Guarda Rios branco 2009

Nariz um pouco calado, leve floral com notas de fruta (citrinos, fruto de pomar e leve tropical) e ponta vegetal fresca (espargos verdes). Aroma agradável, directo e sem mostrar grande complexidade,  agradável e bem feito. Sente-se um leve arredondamento em fundo, provavelmente da ligeira passagem a terá tido direito.

Boca com estrutura mediana, alguma frescura no equilíbrio de todo o conjunto, vegetal ligeiramente agreste a lembrar espargos verdes com a fruta novamente ao nível da prova de nariz, madura e bem composta. Dá uma prova de boca satisfatória, com algum arredondado derivado da barrica, num final de boa persistência.

Um vinho bem feito, bebe-se bem à mesa e acompanha descontraidamente e com facilidade larga panóplia de pratos de peixe. Pelo preço, que já não é uma pechincha, pedia-se um pouco mais de refinamento, identidade e quem sabe, distinção. Não terá sido das provas que mais me entusiasmou no que a brancos de 2009 diz respeito. 15 - 88 pts

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.