Copo de 3: Montes Claros Reserva 2010

23 janeiro 2013

Montes Claros Reserva 2010




Vinho de alta rotação, a facilidade com que se encontra à venda é proporcional à facilidade com que se bebe. Montes Claros marca antiga cujo nome honra a famosa batalha, hoje na posse da Adega de Borba (Cooperativa), com ampla tiragem que bate nas 80.000 garrafas e a custar 5,99€ na loja online do produtor. É marca costumeira da mesa lá de casa, noutros tempos com outra roupagem, hoje mais moderno, mas que desde sempre me fui acostumando a ver entrar e sair, hoje em dia continua o dito frenesim.

Se há coisa que as gentes da Adega de Borba souberam fazer foi retocar de maneira inteligente os vinhos ali produzidos para resistirem às actuais exigências do mercado, assim foi e os vinhos mantendo um pé no que foram continuam sem que a lembrança esmoreça.

É vinho do Alentejo, de Borba, com aromas de ameixa e compota, com folha de tabaco e herbáceo, aromas mornos que são compensados pela boa frescura do conjunto. Calmo e sereno, maduro e muito pronto a beber, tem vigor na boca, aquele vigor que pede ensopados vários, gosta do petisco e do coelho frito, gosta de uma boa tachada de tordos. Dizem que brincou em madeira, fez muito bem, na boca complementa o nariz, passagem sumarenta, frutada, pimenta moída e com leve toque dos taninos. Insistentemente consistente e uma referência das nossas mesas. 89pts

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.