Copo de 3: Quinta da Covada branco 2011

06 fevereiro 2013

Quinta da Covada branco 2011


Apetece-me continuar por aromas e sabores que gosto, por vinhos que faço questão de ter num cantinho especial junto a mim. Vinhos que bebo em boa companhia, com amigos ou apenas sozinho que por vezes gosto de ser acompanhado por um bom vinho. Escolhi falar de um branco do Douro, o Quinta da Covada branco 2011.

É vinho vincado pelo lote de Gouveio, Viosinho e Rabigato, parcialmente fermentado e estagiado em barrica de carvalho francês, com preço que ronda os 5/6€, o que o torna bastante atraente para a qualidade debitada no copo. De fruta grossa e com peso, fresco, mineral tenso, rasgo vegetal num todo coeso com leve toque de baunilha em pano de fundo. Boca com bom volume, boa frescura, fruta com polpa sumarenta a mostrar que tem corpo e algumas arestas por limar. O que não tem ainda em refinamento ganha claramente em raça e polivalência à mesa. 

É produtor por quem tenho uma grande estima, produz uma gama de vinhos que são uma pequena lufada de ar fresco na região, em nada decadentes e bastante saudáveis na forma como se dão a conhecer. Gosto da simplicidade aliada a uma qualidade consistente. Aqui procura-se e consegue-se a candura da fruta com boa dose de frescura associada, nada de entraves nem empilhamentos desnecessários, eu como consumidor apenas tenho de dizer... obrigado João Lopes Pinto. 90pts

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.