Copo de 3: Damasceno 2011

14 março 2013

Damasceno 2011


Os Vinhos Damasceno nascem junto ao lugar do Poceirão (Palmela), o nome que ostentam é fruto da homenagem a Domingos Damasceno de Carvalho. Recentemente foram comprados pela empresa SOTA deixando assim a família Damasceno, mas continuando com a marca.
O vinho que agora falo sob nova e bonita roupagem, é o Damasceno tinto da colheita 2011, Syrah (80%) e Cabernet Sauvignon (20%) cujo preço ronda os 8€.

Um vinho que marcou pela diferença, porque ao contrário de um simples despejar de fruta madura e ficar especado no copo à espera que alguém lhe diga alguma coisa, tem mais para nos oferecer, um travo combinado entre especiaria/vegetal que se destacou logo de início, com a barrica bem montada, chocolate de leite e fruta madura de carácter roliço (bagas, amora) a surgir de seguida.
Conjunto de boa intensidade aromática, muito pronto a beber, prova de boca com entrada saborosa, médio no corpo e presença, nota-se que tem harmonia, toque vegetal a meio palato com final de mediana persistência.

É vinho para a mesa, ainda com alguns taninos de fundo a pedirem um prato com algum tempero, acompanhei com uma excelente Jardineira de Vitela, onde o toque do feijão verde e a especiaria fizeram aqui  a diferença para melhor.
Um vinho diferente, bem feito e que merece sem dúvida alguma ser conhecido e mais que tudo... bebido. 89pts

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.