Copo de 3: E o Dão vestiu-se de branco... #daowinelover #white day

21 abril 2013

E o Dão vestiu-se de branco... #daowinelover #white day

Da esquerda para a direita: Casa da Passarella, Quinta dos Roques, Quinta dos Carvalhais, Quinta do Perdigão, Magnum, Lagar de Darei, DãoSul, Quinta da Pellada, Quinta da Fonte do Ouro
Foi uma tarde repleta de festa enófila, pura e dura, aquela que se juntou à volta dos vinhos brancos do Dão. Dois amigos (Rui Miguel Massa e Miguel Pereira) juntaram-se e decidiram que a sua região precisava de um abanão e de ser colocada na ribalta, região que merece mais e melhor atenção, região essa que se chama Dão. Criaram o grupo no facebook #daowinelover e têm vindo a criar eventos à volta do que de melhor ali se produz. Ora ontem mesmo, no Restaurante Claro (Chefe Vitor Claro) a iniciativa tomou conta do estabelecimento em tons de branco, foram 9 produtores e cerca de 40 vinhos em prova, muita coisa nova mas também alguns vinhos com idade onde os encantos do nobre envelhecer tão característicos dos vinhos do Dão se mostraram a todos os presentes (em bom número diga-se de passagem).

Pelas quatro dezenas de vinhos em prova, a primeira ronda foi apresentada individualmente, ouvidos atentos nas palavras que iam sendo debitadas ao mesmo tempo que o vinho se ia cheirando e provando, todos os brancos de grande potencial, onde os citrinos imperam, onde a mineralidade com toques mais ou menos presentes de baunilha com secura, nervo e alguma contenção os remetem para um consumo quase obrigatório após breve estágio na nossa garrafeira. Qualidade acima da média, em alguns a excelência bem patente, o cunho do Dão omnipresente nas várias nuances, onde a Encruzado brilha a solo ou acompanhado mas onde outras castas se quiseram mostrar desafiando o reinado, Barcelo, Malvasia, Verdelho, Bical, Loureiro...

Sobre os vinhos irei dar-lhes o devido destaque em notas isoladas, foram muitos os vinhos provados pelo que nos tempos mais próximos o vinho do Dão andará por aqui com maior frequência. Resta-me agradecer o convite e fazer um brinde ao Dão.

2 comentários:

cupido disse...

boa iniciativa, mas tenho que dizer que me deu muito mais prazer ler o teu post do que estar a gramar dois dias seguidos com fotos no facebook.

Pingus Vinicus disse...

Amândio tudo é importante ;) É importante post como este, como as fotos que tiveste de gramar durante dois dias ;)

De qualquer modo obrigado, mais uma vez, ao JPC.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.