Copo de 3: Bouchard Père & Fils - Chassagne-Montrachet 2011

27 junho 2013

Bouchard Père & Fils - Chassagne-Montrachet 2011

A Borgonha dispensa grandes apresentações, o simples nome faz cócegas na barriga de muito enófilo. A região é considerada a meca de muitos apreciadores de vinho, ostenta no vasto rendilhado de terroirs e classificações alguns dos rótulos mais caros do mundo. Pode-se dizer que é um modo de estar, um vício que se entranha e dificilmente se larga, por outro lado o preço dos vinhos faz com que a entrada no clube "Borgonha" se limite aos mais abastados na carteira, não bebe quem quer mas apenas quem pode. Isto implica que com preços são quase sempre altos, a probabilidade de enfiar um barrete dourado é muito grande, ainda por mais para aqueles que se aventuram à toa sem aconselhamento prévio. O vinho que se segue é da Borgonha, da zona chamada Côte de Beaune, um Chassagne-Montrachet base (village) sem os refinamentos de 1er ou grand cru. O preço é como se poderia calcular alto, neste caso acima dos 30€ e em Portugal é distribuído pela Adega Algarvia.

Grande subtileza e harmonia de aromas numa boa intensidade com a fruta redonda e a mostrar frescura, qualidade e algum volume. A madeira por onde andou não belisca, confere-lhe arredondamento com uma suave nota baunilha, no segundo plano são flores brancas bem frescas com toque de estrela de anis, o vinho sente-se muito novo e a dar sinais de querer evoluir em garrafa. Boca com frescura, entrada ampla e suave, um misto de frescura e cremosidade numa presença mediana onde a fruta se faz notar. Final persistente e de ligeira mineralidade.

Ainda novo e com um bouquet por desenvolver na totalidade, direi que de momento liga bem com carnes brancas ou por exemplo um clássico da cozinha regional francesa, Marmite Dieppoise. 91 pts

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.