Copo de 3: PROVA Serradayres 1992

08 maio 2006

PROVA Serradayres 1992

Nos dias que correm não será muito comum provar vinhos velhos, com o consumidor cada vez mais a ser um consumidor apressado sem dar tempo ao vinho para envelhecer ou evoluir até pontos óptimos de consumo, facto que se deve a novas tendências ou simplesmente a que hoje muitos consumidores não tenham as condições ideais de guarda dos vinhos o que os leva a consumir enquanto jovens, certamente os vinhos ditos «velhos» vão ser uma espécie rara dentro de alguns anos.
Para quem não conhece, Serradayres é uma marca centenária (desde 1896), ligada à extinta empresa Carvalho Ribeiro & Ferreira, e depois à Cockburns ( Allied Domecq) tendo sido adquirida em 1999 à multinacional Cockburns pela Caves Dom Teodósio, o vinho aqui provado é a colheita 1992 ainda pertencente à C.R.&F. com a curiosidade de no rótulo indicar o centenário da mesma casa.
Elaborado com João Santarém (Castelão) e Tinta Miúda, apresenta-se com 12% e uma bonita tonalidade ruby escuro de concentração média com rebordo a acusar os seus quase 14 anos de vida.
No nariz mostrou-se com aromas de fruta vermelha (amora, ameixa) em compota, marmelada, ligeira frescura de aromas em companhia de caixa de charutos, ligeiro vegetal e um fundo com fumo. Um perfil muito fino e ligeiro que passado este tempo ainda diz presente.
Na boca tem boa entrada com fruta em ligeira compota, fresco, muito redondo com boa passagem de boca mas muito ligeiro em final de boca médio/baixo com leve secura vegetal.
Porque as condições de guarda o permitiram, porque a arte de fazer vinho tem destas coisas, o vinho mostrou-se acima das minhas expectativas que eram poucas, uma raridade nos dias que correm que vale como isso mesmo não sendo atribuída qualquer classificação.

1 comentário:

VinhoDaCasa disse...

Belo momento, nostálgico talvez...
Pensar como era o mundo em 1992.
Abrir vinhos velhos tem destas coisas.
Estávamos no ano do Barcelona 1992!

Só é pena é não poder partilhar dessa garrafa.

Boa nota de prova.

Abraço

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.