Copo de 3: PROVA Dom Januário Colheita 2005 Branco

04 setembro 2006

PROVA Dom Januário Colheita 2005 Branco

Dom Januário Colheita 2005 Branco
Castas: Antão Vaz e Arinto - 12,5% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de concentração mediana com leve toque dourado.
Nariz com boa intensidade aromática dando lugar inicialmente a fruta madura (tropical e algum citrino) em conjunto com leve apontamento a mel de esteva e uma ponta mineral de fundo, o vinho não se mostra muito exuberante mas sim mais contido e num plano simplex mas bem feito e agradável.
Boca com entrada pouco vistosa, nota-se que falta alguma complexidade para melhor acompanhar o nariz, acidez presente em quantidade suficiente mostrando-se no final com algum mineral num final de boca de persistência mediana.

Produzido e engarrafado na Herdade dos Outeiros Altos situada no concelho de Vila Viçosa, este vinho obteve a Talha de Prata no XV Concurso «Os melhores vinhos do Alentejo» realizado pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, de relembrar que mais um ano a qualidade não foi suficiente para atribuir o ouro. De um perfil mais que conhecido das terras Alentejanas, relembro que esta ligação Antão Vaz com a casta Arinto pode ser encontrada desde terras do Alto Alentejo até ao Baixo Alentejo, sempre jogando com a fruta da Antão Vaz e a frescura e boa acidez da Arinto.
Em conclusão temos um vinho bem feito, fresco e agradável em que o conjunto se mostra bem afinado, com um preço a rondar os 4€.
15,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.