Copo de 3: PROVA Basangus 2001

16 fevereiro 2007

PROVA Basangus 2001

Na antiguidade Badajoz era chamada de Basangus ou Terra de Vides, o nome era devido ao vinhedos que já existiam nessa altura, este vinho invoca as memórias antigas e tenta colocar os vinhos da Estremadura Espanhola no Mundo.

Basangus 2001
Castas: 100% Tempranillo - Estágio: 16 meses em depósito e 10 meses carvalho Allier - 14% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média/baixa.
Nariz com aroma inicialmente escondido a precisar de algum tempo para acordar, notas de madeira surgem com alguma baunilha, charuto, tudo a mostrar uma complexidade mediana sem grande profundidade, a fruta vermelha com ligeira compota de morango e groselha, aparece em mistura com vegetal/floral de segundo plano, lá no fundo aparece um toque licoroso acompanhado de frescura que envolve todo o conjunto.
Boca com entrada de ligeira doçura, redondo e macio, a revelar uma boa estrutura, capaz de aguentar o vinho de principio ao fim, apesar da sua pouca complexidade em que o perfil é mais pela elegância e suavidade, bela passagem de boca com frescura presente.
Não é pastoso nem enche a boca, apesar de tudo torna-se bastante harmonioso e de finesse entre fruta e madeira, o final é de persistência média.

Sem ser um dos grandes Tempranillos de Espanha, é claramente um dos mais felizes exemplares da Ribera del Guadiana, o preço rondou os 9€ e revela-se uma aposta ganha.
16

2 comentários:

Anónimo disse...

Nunca menospresar vinhos da vizinha Espanha. Boa relação qualidade preço...

João de Carvalho disse...

Sou um admirador dos vinhos de Espanha... tenho um amigo grande conhecedor que me vai dando a conhecer alguns dos melhores que por lá se podem encontrar.

Neste caso foi-me recomendado este Basangus que é um dos melhores exemplares da D.O. Ribera del Guadiana que digamos, é o patinho feio no que toca a reputação nos vinhos espanhóis.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.