Copo de 3: PROVA Novos vinhos Quinta das Apegadas

13 maio 2007

PROVA Novos vinhos Quinta das Apegadas

E directamente do Douro, eis que chegam ao mercado dois novos vinhos da Quinta das Apegadas, produtor que já marcou presença no Copo de 3.
Desta vez em prova o novo tinto Apegadas Quinta Velha 2005 e o primeiro rosé deste produtor, o Apegadas Rosé 2006.

Apegadas Quinta Velha 2005
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca - Estágio: parcialmente 12 meses em barricas novas de carvalho francês, húngaro e americano - 13% Vol.

Tonalidade ruby de boa intensidade e mediana concentração.
Nariz de média intensidade com fruta em destaque e ligeira compota, por instantes lembra iogurte de frutos do bosque. Surge baunilha em conjunto com torrado ligeiro vegetal com toque floral, resina em segundo plano, tudo muito aprumado.
Boca com estrutura mediana, entrada suave com toque vegetal que dissipa para fruta bem madura. A mostrar frescura e certo arredondamento, passagem com alguma macieza, toque de torrado/caramelo em final de boa persistência.

Um vinho que se mostrou ligeiramente melhor que a anterior colheita, a mostrar-se com uma boa consistência o que o consumidor só tem de agradecer.
16

Apegadas Rosé 2006
Castas: Touriga Nacional e Touriga Franca - Estágio: sobre borras finas com batonnage até Janeiro 2007 - 12% Vol.

Tonalidade rosada viva.
Nariz de intensidade mediana, directo na prova, frutado com ligeiro toque especiado leve vegetal. Dá a sensação de leve doçura em segundo plano, fumo de fundo com um perfil ligeiro e com grande equilíbrio.
Boca com entrada suave, redondo, fruta aliada a boa frescura presente, sem muitas arestas é um vinho que prima pela harmonia de conjunto, delicado e com um final de boca de suave persistência com toque mineral a completar o conjunto.

É um rosé com tudo para agradar, não caindo no plano da bomba de açúcar, o que mostra é num plano sem muitos devaneios, um rosé bem feito pronto para acompanhar uma salada de frango em pleno Verão.
15

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.