Copo de 3: PROVA Casa de Santa Vitória Branco 2006

29 junho 2007

PROVA Casa de Santa Vitória Branco 2006

Retomando as provas, vamos dedicar algum tempo aos vinhos brancos, desta vez com a colheita 2006 do Casa de Santa Vitória, um produtor de Beja que viu este ano o seu Reserva Branco 2006 vencer a Talha de ouro da Confraria dos Enófilos do Alentejo.

Casa de Santa Vitória Branco 2006
Castas: Arinto, Antão Vaz e Chardonnay - Estágio: não/indicado - 13% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de rebordo ligeiramente esverdeado
Nariz a evidenciar um vinho jovem e fresco, boa intensidade com fruta tropical em harmonia com notas de citrinos e alguma pêssego. Mostra uma ligeira passagem floral com pedra húmida no final (mineral).
Boca com boa entrada, fruta tropical presente com finura e equilíbrio, a acidez presente oferece uma frescura que se mostra suave e correcta, acompanhando toda a passagem de boca. Acaba com ligeiro travo vegetal em mistura com rebuçado de limão, em final médio.

Um vinho bem feito, não desponta grandes complexidades, vem a afinar colheita após colheita com ligeiras variações de lote, este parece-me o melhor de todos, no ponto para ser consumido durante o Verão. Custou cerca de 4€ em grande superfície, um valor a ter em conta nos brancos do Alentejo.
15

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.