Copo de 3: Vila dos Gamas - Antão Vaz 2007

19 setembro 2008

Vila dos Gamas - Antão Vaz 2007

Vila dos Gamas - Antão Vaz 2007
Castas: Antão Vaz - 12,5% Vol.

Tonalidade amarelo citrino com ligeiro toque esverdeado.

Nariz pouco exuberante para a casta que o suporta, fechado em si e quase sem grandes manifestações de vida. Mostra com algum tempo o seu toque varietal mais tímido e algo disfarçado, se de início uma brisa nos remete para ananás e ligeira calda do mesmo com apontamento limonado, de imediato se refugia numa amalgama vegetal que parece querer perdurar até ao final da prova.

Boca de entrada delgada, ligeiro e com acidez a proporcionar uma boa dose de frescura, ainda que ligeira na sua passagem. Fruta pouca mas com qualidade suficiente para se saber que por ali passou ananás e limão. Falta-lhe um pouco mais de presença na boca, mais sabor e mais alma, o final é curto e esquecido.

É sabido que a casta Antão Vaz teve as suas origens na Vidigueira, foi daqui que esta casta que se vende em tempo de vindimas ao peso do ouro, se espalhou por todo o Alentejo. Assumidamente estava à espera de algo mais, de um varietal que nasceu em ano abençoado e na terra mãe da casta com que é feito. Obviamente que tendo em atenção o preço não se pode pedir o topo do mundo, mas se outros no mesmo patamar conseguem melhores prestações, porque não este ?
14,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.