Copo de 3: Duas Quintas branco 2009

08 dezembro 2010

Duas Quintas branco 2009


Dando uma espreita no que a Ramos Pinto diz sobre este vinho, consta que  "O Duas Quintas Branco é um vinho do Douro Superior, elaborado com castas tradicionais (50% Viozinho, 30% Rabigato e 20% Arinto), que exprime o potencial desta região extrema. É um branco estruturado, gorduroso, mas igualmente fino e elegante. As diferenças entre a Quinta de Ervamoira e a Quinta dos Bons Ares, que são a base do blend na busca do equilíbrio, foram levadas ao limite em 2009. Na Quinta de Ervamoira, tivemos uma maturação rápida e elevada com diminuição de rendimento, enquanto que nos Bons Ares, as uvas demoraram a amadurecer e tivemos uma boa produção." Acrescenta-se que apenas 15% do mosto fermentou em cascos de carvalho francês.

Duas Quintas branco 2009

Nariz algo cerrado em si mesmo, precisa de algum tempo em garrafa, vem muito embrulhado portanto. Sente-se uma rispidez mineral (pederneira) que se funde com notas de fruta madura (citrinos, tropical, pêssego), aromas bem coesos e apertados, finura no que mostra agora mas condensado, fresco, flores brancas. Ligeira sensação de arredondamento lá a meio com travo vegetal fresco em segundo plano.

Boca a mostrar um vinho estruturado, encorpado até, arredondado a meio com boa acidez que sabe agarrar a fruta que se mostra aqui ao nível do nariz e todo o conjunto e dar prova prazenteira... mas os 14% com que se apresenta conferem-lhe algum calor incómodo que surge com o aumento da temperatura no copo. Final de boca médio.

A pergunta depois de provar este e outros brancos de 2009, é qual a necessidade de fazer um branco com 14% Vol. quando outros da mesma região conseguiram a "proeza" de lançar vinhos no mercado com 12% ou mesmo 13% ? Talvez o motivo principal pelo qual a nota sai penalizada... o preço ronda os 8,50€ em garrafeira. 15 - 88 pts

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.