Copo de 3: Vale d'Algares Selection branco 2009

27 janeiro 2011

Vale d'Algares Selection branco 2009

O Selection branco do produtor Vale D`Algares (Tejo) lançou-se recentemente no mercado com a colheita 2008, um vinho que entrou num novo segmento dentro do seu portefólio de vinhos, situa-se entre o já conhecido Guarda Rios e o patamar mais elevado Vale D’Algares (Viognier). Surge agora em prova a nova versão, colheita de 2009, com leve mudança no lote onde além da Viognier e da Alvarinho passou a constar a Verdelho, a fermentação alcoólica acontece 90% em barricas de carvalho francês e os 10% restantes em tanques de aço inox. Estagia durante 6 meses em barricas de carvalho francês com battonage. Foram produzidas 9.500 garrafas com P.V.P. recomendado a rondar os 10€.

Aroma de boa intensidade, marcado por leve tosta com fruta madura (pêssego, manga, lima, tangerina) bem alinhavada logo de seguida, sente-se alguma untuosidade derivada do passeio pela barrica com toque de calda de fruta, chá verde e mineralidade em fundo. Segue de perto o que o 2008 nos mostrou, talvez um pouco menos marcado pela madeira, ligeiramente mais fresco e menos repetitivo, boa harmonia entre fruta/barrica com acidez a ser a suficiente para não enjoar ou tornar-se pesado.
Na boca mostra-se bem estruturado, corpo médio e arredondado, frescura suave que percorrer do princípio ao fim. A fruta mostra-se presente, com leve baunilha, sensação de cremosidade a meio palato rapidamente compensada por acidez e mineralidade no final de boca de boa persistência.

Mantenho o que disse do 2008, é um vinho bastante satisfatório, destacando-se uma boa harmonia entre fruta/barrica/acidez/álcool, o vinho facilita e de que maneira a aproximação de quem o prova, mostra tudo o que tem e sabe manter-se assim durante o tempo suficiente para se terminar a refeição. É uma belíssima aposta, ainda por mais tendo em conta o preço que pedem por ele. 16,5 - 91 pt

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.