Copo de 3: Tons de Duorum branco 2010

28 maio 2011

Tons de Duorum branco 2010

É novidade é novidade... e bem fresquinha por sinal, esta nova tonalidade do Tons de Duorum que agora viu ser lançado por primeira vez em formato branco. Depois do Big Bang Vínico Nacional, o tal acontecimento que fez nascer o universo que todos os enófilos conhecem nos dias de hoje, a verdade é que nos últimos anos têm sido muito poucos os novos projectos que me captem a atenção... talvez defeito meu por não me compatibilizar com as filosofias praticadas e engarrafadas em determinadas garrafas. Mas depois de grandes nomes se terem vindo a afirmar e que todos nós vimos logo que dali ia sair coisa para seguir com muita atenção... parece que tudo acalmou, há projectos recentes que criem empatia junto de quem neles aposta ? Direi que sim, que este é um deles, daqueles que basta provar uma vez cada um dos seus lançamentos para entender que ali se constrói e fazem coisas com cabeça e a pensar não no imediato mas num crescimento e solidificação de uma marca, e isto tem que se lhe diga. É desta maneira que vejo os vinhos Duorum, vinhos que gosto e que cada vez mais preenchem espaços na minha garrafeira, sendo que este branco é desde hoje uma das minhas Escolhas de Verão 2011.

Composto por um lote de 30% Viosinho, 30% Rabigato, 20% Verdelho e 10% Arinto, ufa não tem Viognier... de uvas situadas a uma cota elevada de 400-600m, tudo muito bem composto com um resultado final de 13% Vol. e um preço recomendado de 3.99€

Conquista desde logo a atenção pelo seu aroma fresco de boa intensidade e bem frutado, desde citrinos a fruta tropical, sente-se a fruta a escorrer, gulosa com toque delicadamente guloso e ao mesmo tempo acompanhado por flores, bom ramo de cheiro, onde o mineral lhe ampara todo o conjunto, fina complexidade e um aroma refrescante e direi... simpático, fácil de se gostar.
Na boca mostra-se com boa frescura, acidez que se faz notar em companhia da qualidade da fruta, delicadeza e bom volume, direi mediano, num vinho que se bebe com agrado, bastante agrado, tudo muito bem ligado e onde mais uma vez o mineral se faz notar no fundo. É disto que eu ando à procura, o preço torna-se um perigoso aliciante... no Verão com saladas de frango fruta e camarão vai de certeza brilhar.
16 - 90 pts

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.