Copo de 3: O Chefe recomenda...

30 janeiro 2013

O Chefe recomenda...

Tomei a decisão de começar a abordar ainda que de forma ligeira a temática da gastronomia, considero natural que o encontro de dois mundos seja feito aqui, apesar de uma forma que quero suave e nunca com a capacidade de desvirtuar o espaço a que todos já se acostumaram. Quem abraça o mundo da Enofilia não pode ficar indiferente ao mundo da Gastronomia, como tal também gosto de cozinhar, gosto de aprender sobre cozinha e tenho andado nos últimos anos bastante entretido neste misto de Vinhos & Comida. Considero que Vinho e Livros combinam bem, gosto enquanto vou bebendo um bom vinho ir folheando um bom livro que aborda a gastronomia de Marrocos, Tailândia, Itália, França, Espanha...tentar encontrar algo que permita um casamento feliz entre vinho e prato, deambulo por aromas e sabores, coisas loucas dirão alguns, mas gosto tanto.

Irei de maneira simples falar sobre livros que gosto e que costumo consultar, livros que servem de inspiração para me divertir na cozinha. Entendo que aprofundar o lado da Gastronomia explorando as suas variadíssimas vertentes por este mundo fora é uma maneira de tirar melhor partido dos vinhos que gostamos e temos no copo. Espero que as minhas sugestões sejam janelas abertas para um mundo de sensações e novas harmonizações. 

Não vi melhor maneira que começar tudo isto questionando de forma simples três grandes Chefes de Cozinha da nossa praça, três nomes que dispensam muitas apresentações, pedi a cada um deles que indicasse 3 livros que de certa maneira os tivessem influenciado ou que fossem livros que achassem interessantes, juntando a cada um deles um breve comentário. O resultado é o que se segue, tendo continuidade na próxima edição com outros nomes.

Alexandre Silva (Chefe do LOCO Restaurante )

Pela primeira vez alguém mostra sem medos o que realmente se fazia num restaurante, sem segredos, sem manipulação de receitas.
Foram marcantes no meu percurso como cozinheiro.

2- Cozinha Tradicional Portuguesa (Maria Lurdes Modesto):
Um purista da cozinha regional, receitas bem feitas, um livro de bases da cozinha regional, qualquer cozinheiro deveria ter.

3- Clorofila de Andoni (Mugaritz):
Um dos livros mais fantásticos para mim, com uma cozinha muito bem pensada, sem nunca fugir ao estilo de Andoni. O minimalismo ao mais alto nível.


Vitor Claro (Chefe do Restaurante Claro)

1- Los secretos de El Bulli (Altaya):
Porque é o mais importante livro do mais importante restaurante da história do nosso tempo. É uma obra de apontamentos. sem fotografia. tudo desenhos e a preto e branco, um manual de cozinha, de filosofia e de atitude.
É para quem quer mesmo saber.

2-12 Meses de Cozinha (Selecções do Readers Digest):
é uma pedra basilar. é o livro que a minha mãe usava e que eu uso e muito. mais como linhas gerais.

porque lá trabalhei. e porque é uma cozinha clássica como há poucas. a nivel de cozinha de bnases é absolutamente imprescindível.


Andre Magalhaes (Chefe da Taberna da Rua das Flores)

Uma bíblia. As receitas escolhidas do Mestre

A Cozinha na sua dimensão científica, posta em prática.

A visão de um "gaijin" (estrangeiro) sobre o meu estilo culinário favorito - a comida japonesa de Taberna

2 comentários:

Rui Oliveira disse...

Diria que é uma aposta arriscada, tal como disseste João e apesar de os topicos Vinhos e Gastronomia andarem de maos dadas, poderás tornar o teu blog com demasiada informaçao para quem quer ver apenas vinho...concordo com o facto de terminares uma apreciaçao a um vinho e depois dares uma sugestão de acompanhamento...no entanto abordar a comida dentro deste blog é arriscada...sugeria a criação de outro blog para o efeito! è apenas a minha opinião como visitante assiduo!

João de Carvalho disse...

A minha nova proposta não passa por abordar a comida, tudo irá ser como sempre foi... aqui apenas irei mensalmente falar sobre 1 ou 2 livros, de vinho & gastronomia.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.