Copo de 3: Madeira: The Mid-Atlantic Wine by Alex Liddell

04 março 2015

Madeira: The Mid-Atlantic Wine by Alex Liddell



Escrevi recentemente para a Blend All About Wine, que recomendo visita, acerca deste fantástico livro que comprei após a minha visita à Madeira. Nada melhor para quem tem a necessidade de aprofundar os conhecimentos, do que esta segunda edição daquele que é considerado por muitos (eu incluído) o melhor guia sobre o fascinante mundo que envolve o Vinho da Madeira.

Um livro fascinante escrito por Alex Liddell, um reconhecido especialista no que a Vinho da Madeira diz respeito, editado pela primeira vez em 1986, estava literalmente esgotado e que felizmente passados quase 30 anos lança a segunda e tão aguardada edição do seu Madeira the Mid-Atlantic Wine.

O livro está extremamente bem organizado num total de seis capítulos onde o autor começa por contar a história da Madeira, desde os primórdios do vinho até aos dias de hoje. A abordagem é vasta, desde os solos, castas, vinhas, viticultura, vinificação, colocando ao dispor do leitor os mais variados mapas e quadros de estatísticas, pelo meio deixa algumas detalhadas notas de prova tal como uma ampla e histórica abordagem sobre os principais produtores, num livro que sofreu as necessárias atualizações face aos trinta anos que passaram desde a primeira edição.

É um livro técnico que está muito longe de ser enfadonho, até pela capa bem colorida que apresenta, correspondendo ao que se deve encontrar num livro deste tipo, um profundo conhecimento que neste caso o autor demonstra com toda a sua paixão e sabedoria numa escrita que cativa a ler mais e mais, transmitindo valiosa informação a cada página que se vai virando. Indicado para todos aqueles que procuram ficar a saber tudo sobre o Vinho Madeira, tornando-se desta forma imprescindível na biblioteca de todos os enófilos. Custou 25,62€ na BookDepository, a minha principal fonte no que a livros diz respeito.

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.