Copo de 3: Quinta do Rol

25 outubro 2014

Quinta do Rol

A centenária Quinta do Rol desde sempre ligada às tradições e à terra, localizada no coração da região da Lourinhã, vai na terceira geração da família de Carlos Melo Ribeiro, o actual proprietário que a herdou de seu pai.
O nome da Quinta do Rol surge durante o século 19 pelo seu proprietário, um jogador ferrenho que, aquando da falta de dinheiro para pagar as suas dívidas, teria um Rol/lista de Quintas para tal efeito. Desde sempre ligada à produção de Pêra Rocha, também a produção de aguardente na destilaria própria remonta ao século 18, altura em que se produzia em grande quantidade para fornecer os produtores de vinho do Porto.
Blend_All_About_Wine_Quinta_do_Rol_Rita_Melo_Ribeiro Quinta do Rol – no coração de Lourignac  Quinta do Rol – no coração de Lourignac  Blend All About Wine Quinta do Rol Rita Melo Ribeiro
Rita Melo Ribeiro at Quinta do Rol © Blend All About Wine, Lda.
Quando Carlos Melo Ribeiro chegou ao comando dos destinos da Quinta do Rol, cedo deu conta da especificidade climática da região; a proximidade com mar, os solos e o relevo, é detentora de um micro clima que a torna uma das três regiões em todo o mundo (à semelhança de Cognac e Armagnac) reconhecida como específica para a produção de aguardentes vínicas de qualidade superior, com denominação de origem. Para tal replantou as vinhas com as castas Ugni Blanc, Malvasia Fina e Alicante Branco para produção da Aguardente e outras castas onde despontam a Sauvignon Blanc, Pinot Gris, Pinot Noir, Chardonnay… com vista à produção de vinho de mesa e espumante de qualidade.
Blend_All_About_Wine_Quinta_do_Rol_Aguardente Quinta do Rol – no coração de Lourignac  Quinta do Rol – no coração de Lourignac  Blend All About Wine Quinta do Rol Aguardente
Quinta do Rol Aguardente Velha XO © Blend All About Wine, Lda.
Acerca da aguardente, a região demarcada da Lourinhã data de 1992 e é a terceira a nível mundial, depois das conhecidas regiões demarcadas de Cognac e Armargnac, ambas em França. A Quinta do Rol conta com uma produção anual de 10 mil litros e esteve mais de dez anos a produzir para não vender, à espera que chegasse o momento certo de colocar no mercado um dos produtos mais exclusivos produzidos em Portugal, a Quinta do Rol Aguardente Velha XO.
Blend_All_About_Wine_Quinta_do_Rol_Blanc_de_Blancs Quinta do Rol – no coração de Lourignac  Quinta do Rol – no coração de Lourignac  Blend All About Wine Quinta do Rol Blanc de Blancs
Quinta do Rol Espumante Blanc de Blancs 2008 © Blend All About Wine, Lda.
Quinta do Rol Espumante Blanc de Blancs 2008

Feito de Chardonnay, alia frescura a uma ligeira sensação de mousse, envolve e apetece num misto de fruta tropical e massapão. A fruta em tons citrinos mostra presença na boca, com frescura, saboroso e bem estruturado.

Quinta do Rol Selecção branco 2012

O único vinho de lote (Arinto, Alvarinho e Chardonnay) da Quinta do Rol, a mostrar frescura com conjunto algo fechado, toque mais verde e citrino, alguma untuosidade conferida pela batonnage a que teve direito. Boca com frescura, boa presença, marcado pela boa definição de sabores, pêra verde num conjunto que se sente tenso.

Quinta do Rol Pinot Gris 2011

Apresenta um leve fumado a lembrar pederneira, fruta gordinha envolta em boa frescura, delicado e tenso. Fresco na boca, mineralidade com secura no final.

Blend_All_About_Wine_Quinta_do_Rol_Sauvignon_Blanc Quinta do Rol – no coração de Lourignac  Quinta do Rol – no coração de Lourignac  Blend All About Wine Quinta do Rol Sauvignon Blanc
Quinta do Rol Sauvignon Blanc 2011 © Blend All About Wine, Lda.
Quinta do Rol Sauvignon Blanc 2011

Gostei da abordagem deste Sauvignon Blanc com descritores da casta pouco ou nada tropical mas muito mais herbáceo, pimento, salgado, fruta de segundo plano com toque fumado. Frescura e boa presença na boca num Sauvignon que apetece beber.

Quinta do Rol Pinot Noir Reserva 2009

Afirma-se durante a prova como um Pinot Noir com músculo, pouco definido, nariz fresco com frutos vermelhos e leve vegetal (musgo), embora se perca na falta de definição por estar ainda demasiado compacto. Boca com fruta madura de bom porte, frescura, boa amplitude, ligeira secura vegetal em final de boca, longo e persistente.

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.