Copo de 3: Os Sabores da Nossa Terra

22 dezembro 2015

Os Sabores da Nossa Terra


No vasto património que é a nossa gastronomia, muitas são as obras que lhe vão sendo dedicadas um pouco por todo o lado. Cabe neste caso realçar uma edição que acho deliciosa e que tal como a capa indica é uma viagem ao património gastronómico do Oeste, do Ribatejo, do Ribatejo Norte, da Charneca Ribatejana e da Península de Setúbal. Uma obra que nasceu da vontade de cinco Associações em divulgar a culinária e os produtos das respectivas regiões. Um trabalho que tem de ser louvado e dado a conhecer a todos os apaixonados pela nossa gastronomia.

Cada uma dessas associações levou a cabo uma apurada recolha da qual resultaram 20 receitas para cada uma das regiões em destaque, com direito a breve introdução às principais localidades e os seus produtos mais característicos, disponibilizando uma agenda gastronómica para os interessados. Há também, ainda que de pequeno formato um  destaque para o tipo de vinhos que são produzidos nas várias regiões.

O ponto alto do livro são as receitas, funcionais e carregadas daquela identidade que tantas vezes procuramos, bem ilustradas e com direito a uma nota introdutória onde no final é feita a sugestão de vinho para acompanhar o respectivo prato. Para os apaixonados fica a vontade de experimentar, de procurar aqueles ingredientes que por vezes de tão desconhecidos nos levam à procura dos mesmos. Esse mesmo efeito que de tão positivo leva por vezes a que produtos que estão esquecidos sejam salvos desse mesmo esquecimento. Este "Os Sabores da Nossa Terra" ao que parece foi editado mas por pena minha nunca me passou nenhum exemplar pelas mãos, uma pena, resta desfrutar e deixar-me guiar pela edição digital, também acessível pelo respectivo site, consultar AQUI.



Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.