Copo de 3: Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

02 maio 2015

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais 
(Minha Terra, 2013)

A cozinha Portuguesa é uma das mais ricas a nível mundial, tendo sido sujeita às mais variadas influências ao longo dos séculos. Curiosamente, ou não, teve também a capacidade de influenciar e levar para outros recantos aquilo que por cá se fazia. Os códices e os manuscritos que versavam sobre a Cozinha Portuguesa surgiram pela primeira vez no ano de 1550 com o Livro de Cozinha da Infanta DMaria. Muitos outros livros de grande fama foram sendo lançados desde então com nomes sonantes como a Arte de Cozinha, de Domingos Rodrigues (1680) ou O Cozinheiro Moderno, de Lucas Rigaud (1780) e a Arte de Cozinha, de João da Matta (1876). O salto temporal que vamos dar até ao livro que pretendo abordar é grande, na verdade este novo exemplar é fruto de uma minuciosa recolha do nosso receituário. Numa abordagem fácil e muito bem ilustrada, cada região vem com a sua caracterização geográfica e histórica, tal como o seu património gastronómico também em destaque. Pelo meio vamos encontrados dicas e truques, ritos e hábitos, sugestões e variada informação sobre os respectivos pratos. Um verdadeiro tesouro que em muito irá enriquecer a biblioteca dos apaixonados pelo Vinho e Gastronomia.

O livro que agora folheio é um bom exemplo que pretende acima de tudo valorizar o riquíssimo património gastronómico de Portugal. O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve. Das sopas aos doces, passando pelos pratos de peixe, carne, caça e marisco, a publicação dá a conhecer a rica gastronomia portuguesa, parte importante do património cultural do nosso país. Além das 245 receitas, organizadas em sete categorias – entradas (14), sopas (30), peixe (40), marisco (7), carne (75), caça (14) e doces (65) – a publicação apresenta sumariamente os territórios da parceria de 40 Associações de Desenvolvimento Local de um projeto de cooperação interterritorial, apoiado pela Abordagem LEADER do PRODER. A versão online para consulta e/ou download aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

belissima dica, obrigado!

João de Carvalho disse...

Agradeço o comentário, fique atento porque em breve irei escrever sobre outros exemplares gratuitos de semelhante interesse.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.